sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Gouffre du Trou du Vent de las Goffias, França.

É uma gruta muito bonita e de acesso relativamente fácil, como as que existem na serra da Arrábida. Com cerca de 95m de profundidade tem uma das formações mais espectaculares que já vi em terras gaulesas: o Monumento. Trata-se de uma enorme estalagmite com cerca de 3m de raio por 15m de altura.

França e os franceses não se podem queixar da qualidade do seu património subterrâneo assim como dos seus exploradores e não é por acaso que eles marcam bem a diferença em relação aos seus colegas europeus.

Não digo isto por serem eles os pioneiros e percursores da espeleologia moderna, mas pelo admirável empenho de dar à espeleologia técnico/científica e seu merecido lugar de destaque.

Ao longo de mais de cem anos são deste país o maior número de nomes e de referências que contribuíram e contribuem, muitas vezes de forma anónima, para o conhecimento das ciências subterrâneas. Muitos tem hoje estatuto de lendas tal é o reconhecimento que os espeleólogos actuais lhes atribuem, outros, são-lhes dispensados tais reconhecimentos que são tidos quase como deuses.

Encontramos também aqui nesta recatada gruta, como em muitas outras desta região, uma sala com o nome de um deles “Martel” e, não foi que me parecesse mal, mas fiquei a pensar: - mas porquê sempre Martel… então e os outros?


Sem comentários:

Enviar um comentário