quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Gouffre Berger, França.


A Gouffre Berger é tida como o abismo mais bonito dos Alpes franceses. A sua entrada situa-se a 1460m de altitude, perto da povoação de Engins, na região de Vercors.

É uma daquelas grutas míticas que sempre tive vontade de conhecer e que sempre me mereceu um respeito um pouco tenebroso. Sempre ouvi contar histórias sobre ela, mortes que aconteceram devido ao aumento súbito da água, da imprevisibilidade do tempo à superfície e da sua temperatura que ronda os 3ºC.

Para mim foi provavelmente a gruta que me causou as sensações mais estranhas. Saber que estas coisas aconteceram, que vidas foram aí ceifadas em ambiente de autentico terror e passar pelos locais, ver as lápides improvisadas que os colegas deixaram, foi sem dúvida uma sensação que não esquecerei.

Mas também é verdade que se trata de uma caverna muito bela, é tida por muitos como os -1000m mais fáceis de se atingir e uma das mais clássicas cavernas mundiais; foi aqui que se alcançou pela primeira vez a profundidade de -1000m, um feito extraordinário já que na época (década de 50) os meios de exploração eram rudimentares comparados com os de hoje.

História da Exploração: http://latronche.free.fr/berger.html#histo