terça-feira, 25 de maio de 2010

Lapa da Cova - Video Report

Brevemente...


Depois de alguns meses de exploração de uma gruta e de uma área com talvez o melhor enquadramento paisagístico deste país, depois das emoções à medida que os resultados iam aparecendo, depois da certeza que a Arrábida ficou cientificamente e culturalmente mais rica e antes da publicação dos resultados oficiais, realizamos um vídeo report que irá resumir os passos da concretização de campo deste fantástico projecto.
Confesso que já começo a sentir saudades e ainda não chegamos ao fim. É o que dá andarmos com uma equipa de exploradores que emanam da semente do companheirismo, amizade e humildade, trabalhando todos para o mesmo objectivo e quando assim é... até parece fácil.
Obrigado companheiros!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Memórias...

Entrada da Gruta da Grande Falha

Bivaque, na exploração da Gruta do Frade

Prospecção junto à costa

À passagem na entrada da Gruta do Frade

Prospecção na Serra do Risco

Bandeira na Gruta do Frade

Rapel na Gruta Garganta do Cabo

Após uma exploração de cinco dias em Loferer Schacht

Numa galeria lateral à entrada da Gruta de Loferer Schacht


Formação- Lapa da Janela I

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Curso Nível III- As Toupeiras

Entre spitagens e nós de oito a malta divertiu-se bem gozando os momentos. Estes, que de outro modo ficariam esquecidos, ficaram aqui registados pela lente da câmara de vídeo. Houve outros, normalmente de situações engraçadas, que quando nos encontramos gostamos de relembrar.

Lembro-me de numa daquelas tardes, quando ensaiávamos situações de espeleosocorro, ver a chegar, meio cambaleante e com um “galo” na cabeça, o Timóteo que me disse: – Pá, aquele Quim ia-me matando. Escapou-lhe a mão e “bumba!” em cheio na minha cabeça. Só lhe disse – Quim, tira-me daqui!

O Quim e o Timóteo que ensaiavam auto-resgate, eram cobaias um do outro, e quase que testavam era a eficácia do 112, eh, eh.

Foi um curso muito interessante, coisas que quem lá esteve se recorda e que hoje fazem parte da nossa memória de bom convívio colectivo.