sexta-feira, 30 de maio de 2014

Património Subterrâneo da Arrábida Ocidental

A Gruta ou Lapa do Fumo
 
 
Planta e Perfis
 
A Gruta ou Lapa do Fumo é uma gruta classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto-lei 28/82 e corresponde a uma utilização humana ininterrupta ao longo de cerca cinco milénios. (Serrão, 1978).
 
Situa-se a 208m acima do nível médio das águas do mar, na Serra dos Pinheirinhos desenvolvendo-se sob rochas sedimentares do Jurássico - J²p, com aproximadamente 150 Ma (Manuppella et al, 1999). Ocupa uma área estimada de 565m² e tem um desnível máximo em relação à cota de entrada de -9,55m. A sua orientação preferencial é de 308º e o desenvolvimento principal estimado, em projecção horizontal, é de 91m segundo a orientação SE-NW.
 
É uma cavidade de perfil horizontal composta essencialmente por uma grande galeria fóssil que segue a orientação dos estratos calcários. A sua evolução estará por certo intimamente relacionada com as águas pluviais, coberto vegetal e manta morta que fez aumentar o CO² determinante para a dissolução da rocha calcária. Para além deste factor clássico que acontece na maioria das cavidades calcárias, outro factor terá necessariamente de se ter em conta, uma vez que só por si, poderá ter condicionado a evolução geo-histórico da gruta: o mar.
 
Apesar do perfil da cavidade parecer ser simples, a sua génese pode corresponder a um processo complexo, uma vez que, estando situada a poucos metros abaixo da Plataforma de Abrasão Marinha do Cabo Espichel, poderá ter sofrido com as variações dos níveis marinhos ocorridos durante o pliocénico, período em que o mar se situou a estas altitudes (Ribeiro et al, 1987). Assim, o elemento marinho pode ter contribuído para a evolução da cavidade, uma vez que, durante a sua regressão lenta para os níveis atuais, a água doce carregada de CO² terá actuado, dissolvendo a rocha exposta e alargando as fracturas e juntas de estratificação que a gruta ocupa.

Sem comentários:

Enviar um comentário