sexta-feira, 17 de abril de 2009

Trou des Corbeaux, França.

Não destaco neste post a Grotte des Corbeaux por nela ter passado particular experiência ou por aí ter realizado alguma gratificante exploração, refiro-me a ela apenas pela estonteante grandeza da sua boca de entrada. Quando no dia 10 de Junho de 2008, instalados na zona de Ariège vivendo mais umas das nossas experiências no exterior, folheávamos um guia sobre cavernas da região e nos saltou à vista este sítio. Fez-nos lembrar a nossa familiar Gruta da Garganta do Cabo, só que sem tecto e sem o mar a pôr-nos música nos ouvidos.

A 900m de altitude, abre-se em plena mata nas rochas Cretácicas muito fissuradas, um enorme poço com cerca de 60m por 30m de diâmetro e 30m de profundidade.
A primeira descida foi realizada por E. A. Martel até ao fundo da grande sala, situada logo à entrada. A restante gruta foi explorada pelo S. S. du Planturel.


Os franceses referem-se a esta caverna como sendo um ótimo espaço para a iniciação às técnicas de espeleologia, eu diria que talvez sim, mas depois de vencido o estigma do nó na “garganta”.



A Malta.

1 comentário:

  1. Sempre a bombar com postagens de grande nível... PARABÉNS... devo-te um moscatel no Fortunato...

    ResponderEliminar