quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cueva Coventosa, Espanha.

3 de Agosto de 2008, mais uma vez a Cantábria, mais uma vez a região do Alto Asón, mais um dia de boas memórias.
Depois da aventura que foi a travessia Cuivo - Mortero de Astrana a malta, ainda com o corpo moído, foi “bicar” a Cueva Coventosa.

Com uma rede subterrânea de mais 800m de desnível e com um rio subterrâneo de cerca de 30km de desenvolvimento, quatro pisos sobrepostos de galerias e, até há pouco tempo, com o maior poço vertical da Europa com 300m de profundidade, a Coventosa é a segunda maior cavidade de toda a Cantábria e a terceira de Espanha. Mesmo “bicando” valeu bem a pena e recomenda-se!




Passos na história
Sistema Cueto-Coventosa-Cubera

● Entre os anos de 1954 e 1966, os grupos franceses do Spéléo-Club de Dijon e Spéléo-Club de Paris, exploram os principais meandros da Coventosa.

● Os mesmos grupos, através de uma indicação dada por pastores, chegam à entrada da sima del Cueto e pouco depois alcançam a base dos poços, a 300m de profundidade, no ano de 1968.

● A partir do ano de 1968 as explorações prosseguem para unir as duas redes, sendo esse objectivo atingido em 1979 com a participação do Spéléos Grenoblois du Caf.

● Em 1979, o Spéléo-Club de Dijon mergulha no sifão e une-o com a rede de entrada da Coventosa.

O filme da excursão do CEAE à região cantábrica, em Agosto de 2008, está disponível para download em versão DVD e Blu-Ray, na área de vídeos do CEAE, em: http://www.lpn-espeleo.org/

4 comentários:

  1. Precisas e' vir aqui para a mnh zona!
    Algares não te hão-de faltar!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Boas amigo Loia, essa travessia está nos meus planos de conhecimento de outros carsos.
    Quanto aos algares, também gostava de saber a zona, provavelmente será no MCE?

    ResponderEliminar
  3. cara ADry, consultei o teu perfil e vi que eras da minha tão querida zona (pelo menos para mim) serra de Sto. António. Sem duvida que por ai não faltam algares e na serra de S. Bento (mesmo ao lado) fica o mais fundo algar do nosso País.
    Um abraço para a serra e para ti

    ResponderEliminar