sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Gruta de Loferer Schacht, Áustria.

Expedição 2009

Ao fim de quase onze anos de grutas, vivi a minha primeira experiência de Expedição espeleológica de carácter Internacional que visou a continuação da exploração da Gruta de Loferer Schacht, nos Alpes austríacos, iniciada por espeleólogos polacos há cerca de 30 anos atrás.

A 08 de Agosto iniciamos a nossa longa marcha de aproximação ao longo de um dia, desde a localidade de Loferer na base da montanha, até atingirmos o vale de Grossewehrgrube encaixado entre os montes Reifhorn a Norte e o Ochsenhorn a SW, a 2200m de altitude.

A equipa foi chegando aos grupos ao local estafada da subida e do peso que cada um carregava às costas; no fim, reunidas as três nacionalidades dos exploradores, alemães, checos e portugueses, foi montada a base de superfície que serviria de apoio ao longo dos seguintes seis dias.

No dia 09, logo às 9.30h, começaram os preparativos de logística para o ataque à gruta tal como a distribuição de objectivos. Houve 4 equipas, uma que ficaria à superfície e que estaria em comunicação com o grupo através de um sistema de mensagem “Cavelink”, e as outras três que iriam efectivar os objectivos dentro da gruta, referentes a topografia, desobstruções, exploração, novas equipagens, manutenção de cabos, recolha de dados de temperatura, humidade, velocidade do vento, inventário e recolha de imagem de vídeo.

Entramos pelas 16:00h em grupos separados onde nesse dia apenas se pretendeu alcançar os bivaques, designados de Terminal 1, Garten Für Die Harten e Waldstadion, a cerca de -430m, -570m e -530m.

A minha equipa depois de trocar uns cabos pelo imenso percurso descendente, pernoitou no 1º bivaque e no dia seguinte, pelas 11:00h, retomou a actividade. Esperava-nos uma grande sequência de poços com água que teríamos de evitar, mas mal tomámos a iniciativa de partir, um estrondoso roncar de águas foi aumentado de volume. Era a indicação que se tinha abatido uma tempestade à superfície e só eram necessários cinco minutos para que uma forte massa de água atingisse esta profundidade. Esperámos duas longas horas para senti-la a diminuir e só então, sempre alertas, conseguimos vencer a descida até ao 2º bivaque. Foram cumpridos todos os objectivos propostos e ainda descobertos novos espaços pela equipa do Pedro Pinto, Timóteo e Bernd. A equipa dos checos Petr e Zdenek também alcançou grande êxito ao descobrir um meandro e uma sala com mais de 200m de comprimento.

No dia 13, depois de dias em auto-suficiência, de muito frio nos pés e de cheirinhos entranhados nos corpos, a minha equipa deu inicio à subida. Um dia inteiro de enorme esforço para vencer uma interminável sequência de poços tecnicamente muito difíceis, até que finalmente se alcançou a luz do dia.


Topografia da Gruta Loferer Schacht.














Organização DAV Höhlengruppe, de Frankfurt am Main.

A Equipa de Bravos!


Alemanha;

Oliver Kube
Bernd Kahlert
Marvin Soldner
Robert Heinig

Portugal;

Pedro S. Pinto
Rui M. Francisco
Timóteo Mendes
Renato Serôdio

Republica Checa;

Petr Caslavsky
Zdenek Dvorak



Janela de momentos....

4 comentários:

  1. Glup* qual Nelson Évora, qual Naide Gomes... meu povo vejam quem vem lá, um espeleólogo que não cabe na Arrábida, um atleta que paga para jogar ao mais alto nível e não recebe subsídios para autó-sustentar egos. Uma sugestão amigo: que tal uma campanha de limpeza da Arrábida com sacos azuis, para variar?

    ResponderEliminar
  2. Saco azul, yá...não é mal pensado, só era mais um!! de resto, sabes bem, campanhas de limpeza na Arrábida só para limpar o verdadeiro lixo começando pela classe dos fdp; Pedreiras, Vivendas de politicos e amigos, pseudo-donos das grutas, conventos e serra em geral etc.

    abraço

    ResponderEliminar
  3. Dureza companheiro, eu este ano também tive a minha dose, apesar de mais caseira, ali paras lados de Mira de Aire numa gruta que tu também conheces, mas valeu a pena. Quando voltas lá com o pessoal? Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Voltaremos em Agosto do próximo ano. Até lá estou a preparar um dvd da exploração que, quando estiver pronto, irás vêr certamente.
    Abraço.

    ResponderEliminar