sexta-feira, 28 de março de 2014

Património Subterrâneo da Arrábida Oriental V

 Gruta do Médico

A Gruta do Médico situa-se a cerca de 187m de altitude desenvolvendo-se sob rochas sedimentares do Jurássico - J²p, com aproximadamente 150 Ma (Manuppella et al, 1999). Ocupa uma área estimada de 174m² e tem um desnível de -21,00m. O seu desenvolvimento principal estimado, em projeção horizontal, é de 71m segundo a orientação SW-NE e NE-SW.

Planta

A sua génese parece ter sido muito condicionada pela tectónica e pela fracturação a ela associada. A cavidade, de perfil semivertical, abre-se ao longo do bordo de uma escarpa de falha que é intersetada por várias diáclases (Manuppella et al, 1999). A sua evolução em profundidade (endocarso) estará por certo intimamente relacionada com as águas pluviais, coberto vegetal e manta morta que fez elevar os níveis de CO², aumentando a acidez determinante para a dissolução da rocha calcária e concorrendo para o alargamento das fraturas presentes.
 
Perfil Desdobrado
 
 Não menos importante é o facto da gruta se situar a uma cota inferior a 220m, aspeto que pode indicar que tenha sofrido com as variações dos níveis marinhos ocorridos, durante o pliocénico, aquando da formação da zona aplanada do Cabo Espichel, período em que o mar se situou a estas altitudes (Ribeiro et al, 1987). Poderá, por isso, o mar ter contribuído para o alargamento da cavidade, uma vez que, durante a sua regressão lenta para os níveis atuais, a água doce carregada de CO² se terá depositado sobre a água salgada - devido às densidades - dissolvendo a rocha exposta e alargando as referidas fracturas.

2 comentários: