quinta-feira, 5 de março de 2009

Gruta do Frade, Serra dos Pinheirinhos.

A descoberta da mais bela cavidade portuguesa.

Sobre a serra dos Pinheirinhos, na costa de Sesimbra, havia sido detectado um pequeno buraco numa lapa junto ao mar conhecida pela população rural por “lapa do sono”.

A lapa era constituída basicamente por uma galeria abatida onde, debaixo destes abatimentos, havia espaços com formações de grande beleza. Num dos cantos, mais resguardados, havia um pequeno buraco pouco maior que uma mão fechada e de lá saia uma intensidade de ar muito forte, porém, o prolongamento e dureza da rocha que envolvia o buraco era tal que parecia ser impossível ter sucesso numa desobstrução. Valeu o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra que nos presenteou com um martelo eléctrico e um gerador.

Durante o mês de Junho de 1999, a equipa constituída por mim, Francisco Rasteiro, João da Luz, Ricardo Mendes e Jorge Ribeiro criou condições para se poder iniciar a ambicionada desobstrução. Foi executada uma tirolesa em cabo de aço que permitiu a passagem de equipamento desde a entrada, junto ao mar, até ao local da desobstrução, foram passados cabos eléctricos por forma a que o gerador pudesse estar na rua e assim evitar o perigo de contaminação do ar por gases.


Durante uma semana fizemos da praia do ribeiro do cavalo, que dista cerca de 500m da gruta, a nossa base de exploração, aí comemos, aí dormimos, aí preparávamos a actividade do dia seguinte e dali saiamos para, determinados, “roer” mais um pouco de rocha.

O mar sempre inconstante, até no verão, fazia com que fosse necessário ficar sempre um de nós de vigia no pequeno barco de apoio, lá dentro, na frente de desobstrução, por vezes nem conseguíamos ver o que se estava a fazer. O pó que resultava da calcite que ia cedendo vinha-nos parar aos olhos, tínhamos de serra-los, ver pelo meio dos pêlos das pestanas porque os óculos de protecção não resultavam, ficavam rapidamente embaciados.

Os dias foram passando e a nossa ansiedade aumentando, lasca a lasca fomos conquistando espaço que nos permitiu descer cerca de um metro, ao fim de uma semana de intenso labor, já no fim do dia, conseguimos espreitar por baixo da estreiteza que tínhamos aberto e vimos um túnel repleto de formações.

A 21 de Junho de 1999 descobríamos um mundo subterrâneo encantado, difícil de descrever por palavras, incomparavelmente o mais belo de Portugal.

Seguiram-se quatro anos de exploração e seguramente os melhores da minha vida. Foram muitos os episódios de “cortar a respiração” à medida que a grandeza da gruta se ia revelando, mas houve um momento que para mim destaco.

Ao fim do terceiro dia de exploração chegamos a uma zona onde a gruta parecia acabar. Num canto, na orientação do colector que estávamos a seguir, havia uma densidade incrível de formações bem desenvolvidas, já nos preparávamos para regressar, quando o Jorge (Rato) por entre a profusão de formações foi tentar espreitar se a gruta continuava e desapareceu. Regressou com os olhos meio esbugalhados e quando lhe perguntamos o que é que tinha visto, respondeu: - épa não sei… é tudo branco!



…passos na história.

29 de Maio de 1996; três elementos da jovem associação de espeleologia, NECA, visita pela primeira um buraco junto ao mar conhecido pela população por “buraco ou lapa do sono”.

Junho a Agosto de 1996; são realizadas várias acções de alargamento de passagens nos cantos e nos abatimentos da lapa da qual resultam o surgimento de alguns espaços com formações de rara beleza.

21 de Junho de 1999; após uma semana de alargamento de um pequeno buraco onde vinha uma forte intensidade de ar, é descoberta a Gruta do Frade.

Novembro de 2001; o Programa Operacional do Ambiente que teve como parceiros o Instituto de Conservação da Natureza e a Câmara Municipal de Sesimbra, aprova um projecto de apoio à investigação espeleológica da gruta e área envolvente designado por “Projecto de Investigação do Sistema do Frade”.
-----------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Muy buena la información. Es muy interesante la entrada.
    Me gusto!

    ResponderEliminar
  2. O vosso trabalho na "Cordilheira" da Arrábida é fabuloso, parabéns.
    Este vosso post, é fantástico.

    ResponderEliminar