quinta-feira, 19 de março de 2009

Travessia Gouffre du Burtetch – Grotte du Riusec, França.

A Gouffre du Burtetch fica inserida na região de Ariège, no lado francês dos Pirinéus, que é uma zona recheada de míticas redes de cavernas. Palmilhada pelos grandes exploradores franceses da primeira metade do século XX, é ainda hoje um paraíso para todos os espeleólogos que procuram enriquecer as suas experiências de exploração, pois sente-se no ar a presença desses pioneiros.
A 8 de Junho de 2008, eu, o Pedro Pinto, o Timóteo Mendes e a Sofia Abrantes saímos bem cedo da nossa casa abrigo e percorremos por estrada nacional cerca de 60km até à zona Arbas, aí começamos a subir por um caminho de montanha durante 18km chegando ao fim deste cerca de 1,5h depois. A partir deste ponto equipamo-nos, fizemos a distribuição de equipamentos e com o GPS na mão começamos a subir uma enorme e íngreme encosta até atingirmos a cota de 1510m.
Chegamos a uma clareira onde saltavam à vista duas enormes dolinas e pouco mais ao lado a espectacular entrada da Gouffre du Burtetch.
Um dos nossos objectivos era realizar o levantamento de vídeo da travessia, para isso tínhamos preparado três projectores “caseiros” para a iluminação com três baterias de 12V.

Depois de uma breve pausa para recarregar energias gastas durante a subida, entramos na caverna. Acedemos por uma entrada de 2mx2m com 10m de profundidade seguindo-se logo a grande sequência de poços, alguns com água à qual tivemos de evitar a todo o custo. A temperatura junto à entrada era de cerca de 4ºC e uma possível molha não era nada aconselhável.

Ao fim de umas quatro horas de intensa progressão chegamos à fabulosa grande “Salle A” de Riusec, possui cerca de 150mX100m e as nossas luzes não alcançavam as suas paredes. Realizamos nesta zona uma boa colecta de imagem e ainda houve tempo para fazer uma visita à “Salle Martel” que tem idênticas dimensões.

Seguimos o colector fóssil final que nos levou até à saída, era praticamente noite e, no meio da floresta pirenaica, não foi assim tão fácil descobrir o rumo certo até ao carro, era já noite caída quando o alcançamos.

Já nos preparávamos para voltar quando percebemos que o carro tinha perdido a bateria, eram dez horas da noite e esperava-nos uma caminhada de 18km montanha abaixo até que se conseguisse chegar a algum sitio onde alguém nos pudesse ajudar, caso contrario estávamos a 80km da casa abrigo, cheios de fome, frio e cansaço.

Valeu a todos o engenhocas do Timóteo, com as baterias que tínhamos levado para iluminação na gruta conseguiu por o carro a trabalhar…ufa! Valeu a pena ter um engenheiro por perto!


…passos na história.

● A Gouffre Burtetch foi explorada até -40m em 1934 por Félix e Louis Trombe. Os mesmos, mais tarde, conseguem progredir 110m a partir do nível superior da Grotte de Riusec.

● A 24 de Agosto de 1950 uma equipa militar dirigida por M. Auriol, consegue ligar as duas cavidades realizando assim a primeira travessia.

● A Grotte de Riusec inferior foi explorada em 1934 por Félix e Louis Trombe que realizam também a planta topográfica.

● A junção do nível inferior da Grotte de Riusec com o superior só é conseguida em 21 de Junho de 1963 pelo S.C. Paris.

● Em 1971, o mesmo grupo efectua a topografia do sistema.

● A primeira travessia em rapel é realizada pelo S.C. Paris e pelo Groupe Spéléo Foix a 31 de Outubro de 1971.

Faro de espeleólogo.

Uma história de pedras contada por Michel Bouillon.

Sem comentários:

Enviar um comentário