segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Gruta do Frade

…e o 11 de Setembro de 2001.
Já lá vão uns anos sobre a descoberta deste singular tesouro. Passado este tempo, olhando para trás, posso dizer que foram tantas as histórias vividas durante a sua exploração efectiva que, quando delas me recordo, ainda sinto uma carga emocional que é difícil de exprimir.

Foram ao longo de quatro anos (1999-2003), desde o inicio dos meses de Maio até aos finais dos meses de Setembro de cada ano, muitas horas e muita emoção a explorar uma rede subterrânea com salas e galerias cada uma mais encantada que a outra.

Exploramos mais de uma vintena de salas com dimensões generosas, forradas por formações calciticas que não havia, e ainda não há, no património cavernícola português. Tudo isto estava, até então, inacessível a qualquer ser humano.


Foram ao fim desse tempo, mais de quinhentos dias e quinhentas noites debaixo de terra, foram muitos verões em que os nossos amigos, à superfície, não nos viam em lado nenhum mas aguardavam as nossas notícias. Foi uma imensa ida ao paraíso na terra por nós conquistado, foi um grandioso estado de alma que nos fechou num mundo, para nós, perfeito.


Ao longo desses quatro anos, nos meses referidos, a nossa equipa entrava na caverna quase sempre às segundas-feiras e só voltava a ver a luz do dia na sexta-feira seguinte. Durante esses dias estávamos totalmente incontactáveis, em regime de auto-suficiência e, do mundo lá fora, só tínhamos actualizações quando chegávamos ao ponto de partida, no porto de abrigo de Sesimbra.

Na segunda-feira do dia 11 de Setembro de 2001 aconteceram os atentados suicidas nos Estados Unidos, e nós, tínhamos entrado na gruta às 09:30h. Só voltamos a sair na sexta-feira seguinte e, sobre este acontecimento que marcou e mudou o mundo, só soubemos do sucedido em casa, pela televisão, quatro dias depois!























































































Video Momentos na Gruta do Frade.

12 comentários:

  1. Um saudosismo merecido, "aquele livro" é o maior do meu imaginário. Nesses anos, enquanto vós Vivias debaixo de terra, eu morria todos os dias cá fora. Para mim, ainda bem que 2003 já vai longe, foi nesse ano que aprendi que no fundo é que se está bem :-)

    ResponderEliminar
  2. Começo a achar que mais vale estar bem entretido numa magnífica gruta como a do Frade, do que saber o que se passa neste mundo cheio de imperfeições.
    Parabéns pelo incrível trabalho que têm desenvolvido, mesmo que por vezes não tenham grandes ajudas para isso, o que é uma pena.
    E muito obrigada pelas palavras de força e coragem, Rui. Bem preciso! ;)
    Boas festas para ti e toda a equipa!
    ***

    ResponderEliminar
  3. 4 anos de experiencia incríivel!!!
    As fotoos ficaraaam maravilhosa!
    Me apaixonei por elas!
    Beijo'
    Parabéns'

    ResponderEliminar
  4. Porque não propor a Gruta do frade ao concurso das 7 maravilhas naturais de PORTUGAL? Será que a CMS não poderia patrocinar a inscrição?

    ResponderEliminar
  5. Claro que sim. Ela é a maior maravilha subterrânea portuguesa, não tenho a menor duvida!!!

    ResponderEliminar
  6. Então porque não avançar??? Será que o NECA vai avançar com isso?
    PRobalo

    ResponderEliminar
  7. Não sei, pessoalmente acho até que devia ser uma obrigação.
    Vou em breve mandar um e-mail para a CMS a sugerir isso.
    Ab

    ResponderEliminar
  8. Fazes bem, se ninguém tomou essa iniciativa, alguém que tome. Existem oportunidades que não se devem perder. Esta será mais uma boa oportunidade de mostrar ao publico em geral uma das nossos jóias da coroa da espeleologia Nacional, por muito que isso possa custar a muita gente. Apesar de nunca lá ter estado e pelo que me foi dado a conhecer, como espeleólogo não poderia deixar passar este desabafo.
    Abraço
    PRobalo

    ResponderEliminar
  9. Sabes bem que lamento profundamente que este património, dos portugueses em geral e dos espeleologos em particular, se tenha convertido numa gruta particular. Não é para isso que cá ando nem foi para isso que investi tanto tempo da minha vida naquela exploração.

    Ab.

    ResponderEliminar
  10. Pelos visto a CMS já increveu o Frade e a gruta do Zambujal e a serra do Risco.
    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Sim, também já sabia e fiquei bastante satisfeito.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Muito bom!!! Belas fotos!!! Show!!!

    Parabéns pela descoberta e pelo excelente trabalho!

    Um abs do Brasil,
    Daniel Menin

    ResponderEliminar